sexta-feira, 25 de maio de 2007

Avaliação

O trabalho ajudou-me a entender como o sono se realiza e porque sonhamos todos os dias, mas a parte da interpretação e a definição de cada sonho continua sendo uma dúvida se existe alguém que poderá interpretá-los.
No uso da máquina não encontrei dificuldades.
Adorei !

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Conteúdos que podem ser trabalhados com o tema sonho

Em relação a minha disciplina: geografia, o tema sonhos pode se relaciona com o universo como um todo, pode ter relação com o relevo observado nos snhos, bem como a hidrografia (rios, mares, oceanos, etc.). A climatologia, que é o estudo do clima e das chuvas, a geografia política, quando é observado lugares dos diversos pontos do planeta, os tipos de vegetação, a geologia, a biogeografia, etc.


Com o tema sonhos podemos trabalhar os seguintes conteúdos:
*Orgãos dos sentidos ;
*sistema nervoso central;
*Meio Ambiente;
*Relações pessoais;
*Estudo da formação de imagens;
*Porcentagem;
*Poemas;
*Versos;
*Cores;
*Porcentagem;
*Transformações de unidades de tempo.

Curiosidades


O que significa sonhar com:

Tiros: é sinal de oportunidades grandiosas;
Cometendo um ato violento: ótimos dias virão;
Castigar alguém: é sinal de vida próspera e feliz;
Assasinato: vitória sobre inimigos que tentavam fazer o mal;
Assaltante: riqueza e abundância para concretizar todos os sonhos e desejos;
Morte: se você sonhar que esta morta é riqueza;
Pedras preciosas: ótimos rendimentos;
Estrelas: grande sorte;
Crucifixo: encontros comerciais;
Jóias: comprar, novo relacionamento amoroso;
Pérolas:bons fluídos;
Taças: desejos pessoais em relação ao amor, serão realizados;
Espigas de Milho: fartura e abundância de alimentos;
Alimentos:felicidade em setores da vida;
Comer carne: muita energia para enfrentar problemas e desafios;
Pão: vida longa;
Maçãs: muita felicidade com a pessoa amada.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Quem tem o poder de interpretar nossos sonhos?

Cem anos atrás, Freud sonhava... Também escrevia e o saber produzido - ainda hoje - nos diz respeito.
A crença mantida na antigüidade, de que os sonhos eram enviados pelos deuses afim de ordenar as ações dos homens e a chave do conhecimento mágico e espiritual, onde seriam revelados passagens secretas para fatos do PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

- No entanto, será que Freud disse tudo que poderia ser dito? Todavia, quantas outras coisas sabemos atualmente sobre o assunto, como saldo positivo, tanto da experiência analítica, quanto das ciências humanas, as cognitivas e as conjecturais?
Um século depois da iniciativa freudiana, os sonhos, o sonhar, a vida onírica e a arte da interpretação continuam tirando o sono dos interessados em questionar a realidade, considerando que ela é apenas diurna.

Convoca todos os saberes competentes a se manifestarem, em função de um desafio que se mantém tão vivo agora, como sempre foi na noite dos tempos.

Os sonhos são aprendizados

Os sonhos nos ajudam a aprendermos mais sobre as emoções, pensamentos, comportamento, motivações, resolvermos problemas e acima de tudo desenvolver idéias criativas, pois o sonho funciona como um mediador de forças entre o consciente e o inconsciente.

OS SONHOS REVELAM UM OUTRO MUNDO, UM OUTRO "EU".

terça-feira, 22 de maio de 2007

Sonho X Futuro


Existem muitos exemplos de sonhos que parecem ter previsto eventos futuros. Alguns podem ser creditados à coincidência, memória imperfeita, ou a um ato inconsciente de unir informações que você já conhece. Foram realizados poucos estudos de laboratório sobre sonhos premonitórios, assim como sonhos clarividentes ou telepáticos, mas os resultados variam porque este tipo de sonho é difícil de ser estudado em um ambiente laboratorial.

Como interpretar os sonhos

A coisa mais importante a manter na sua mente é que seus sonhos refletem seus pensamentos básicos e emoções e que as pessoas, ações, lugares e sentimentos ali presentes são partes de você. Alguns especialistas em sonhos afirmam que existem sonhos típicos ou arquetípicos e elementos oníricos comuns que existem em diferentes pessoas, culturas e tempos. Normalmente, contudo, a mesma imagem ou símbolo irá ter sentidos diferentes para pessoas diferentes. Por exemplo, um elefante em um sonho pode significar uma coisa para um zelador de zoológico e outra completamente oposta para uma criança cujo brinquedo favorito seja um elefante de pelúcia. Por esta razão, livros que oferecem interpretações para os sonhos, ou "dicionários de sonhos", não são de muita ajuda. Refletindo sobre o que cada elemento onírico representa para você ou te faz lembrar, observando as semelhanças entre estas associações e o que está acontecendo na sua vida de vigília, e sendo paciente e persistente você poderá aprender a interpretar seus sonhos. Pode ser muito útil manter um diário de sonhos e refletir sobre o conteúdo dos sonhos que aconteceram durante um longo período de tempo para obter o quadro mais verdadeiro do seu tema de vida. Existem bons livros que podem ajudá-lo a começar a entender seus sonhos. (Artigo do jornal dos sonhos)

Como ocorre o sonho


A fase REM é o período do sono onde é mais comum a manifestação de sonhos.
Se uma pessoa for acordada durante o sono REM, na maioria das vezes ela lembrará do que estava sonhando. Baseado neste fato, e em outras características deste sono, concluiu-se que nesta fase todas as pessoas sonham. Já nas outras fases do sono podem acontecer sonhos, ou não.
O sono REM é chamado de sono paradoxal, entre outros motivos porque mesmo sendo o sono REM mais superficial do que outros períodos do sono, é bastante difícil acordar uma pessoa que está sonhando. O sonho ocupa em média 24% do tempo de sono em cada noite.
Os sonhos são formados por um complexo conjunto de fatores que ainda não foram totalmente desvendados, por místicos ou por cientistas, mas que sempre farão parte da vida do ser humano.

Como sonhamos

*A maioria dos sonhos duram de 5 a 20 minutos.
*Não sonhamos somente em preto e branco.
*Sonhamos várias vezes por noite, embora não nos lembramos de todos eles.
*Durante uma vida normal, passamos aproximadamente seis anos sonhando.
*As pessoas cegas de nascença têm sonhos que são formados por seus outros sentidos ( tato, olfato,gustação e etc.).
*Quando a pessoa esta roncando, ela não está sonhando

Sonhos




Nossas certezas são:
Que sonhamos;
Que alguns sonhos tornam-se realidade.

Nossas dúvidas são:
Como interpretar;
Existe alguém que é capaz de interpretá-lo?;
Sonhamos todas as vezes que dormimos?

Integrantes



O trabalho será desenvolvido por:CLEMAR JOSÉ DAL CORTIVO e ROSILENA BASTOS BORDIGNON sobre o significado dos sonhos.